Museu do Estado de Pernambuco

Mostra da Oficina de Artífices


A história do mobiliário Pernambucano tem relevância própria, pois a partir das informações contidas nos documentos de época, principalmente no período colonial, mostra que, apesar da formação do ofício de marcenaria e entalhe de maneira similar a Portugal, já se notava uma estilística própria e adaptada às condições locais. 

Técnicas empregadas desde o início do século são conservadas até hoje através dos Mestres de ofícios. Com a implementação de novas formas de produção e tecnologia, cada vez mais essas técnicas são dificilmente continuadas pelos profissionais da área de produção de móveis e objetos em madeira, o que além de trazer um prejuízo ao acervo existente em nosso Estado, ainda causa a extinção da própria história dos ofícios manuais, tão preciosos quanto o próprio acervo.

Ao olhar-se para a escopo do mobiliário histórico de Pernambuco e dos demais estados, torna-se cada vez mais evidente a necessidades de ações que permitam a formação de uma base de conservação dessa classe. Unir história e trabalho foi o que levou ao surgimento do projeto da Oficina de Artífices Restauradores em Mobiliário do Museu do Estado de Pernambuco. 

         O Projeto foi desenvolvido como uma inquietação em atender a exigüidade de profissionais capacitados nesses ofícios, destinando-se assim à formação de conservadores e restauradores, e ainda, dando visibilidade e valorização ás técnicas seculares empregadas na fatura do mobiliário através do conhecimento dos Mestres Artífices 

A I Mostra da Oficina de Artífices Restauradores em Mobiliário do Museu do Estado de Pernambuco é um recorte do ambiente e do processo de formação diário do projeto, que está em seu terceiro ano de atuação e que já formou mais de 30 restauradores. Reúne momentos de trabalhos e aprendizado que além dos conteúdos pretendidos na Oficina, trouxeram novas formas de implementação das técnicas aprendidas. Um verdadeiro processo de formação de mestres e aprendizes, onde os maiores beneficiados são o nosso acervo e a nossa história.