Açúcar: Um doce meio amargo

A produção do açúcar no Brasil, Holanda, Indonésia e Suriname é retratada numa importante exposição fotográfica: A mostra, desenvolvida pela fundação holandesa Noorder­licht e originalmente batizada de The Sweet and Sour Story of Sugar, no Brasil foi traduzida para Açúcar: Um Doce Meio Amargo. Em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) no período entre 29 de outubro até 07 de dezembro, e envolverá o trabalho de seis renomados fotó­grafos de vários países, sendo eles: Alejandro Chaskielberg, James Whitlow Delano, Ed Kashi, Carl de Keyzer, Tomasz Tomaszewski e Francesco Zizola.

A exposição já passou pelos outros três países já citados, colonizador e colônias, ligados pela produção do açúcar. A primeira edição brasileira da mostra aconteceu entre outubro e novembro de 2013, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) e foi um dos destaques do Festival de Fotografia de Campinas Hercule Florence. Em cada lugar por onde passou, a mostra incorporou aspectos regionais. Não é diferente em Pernambuco, onde tivemos outras imagens relativas ao tema central da exposição, que impressas em sacas de açúcar, compuseram o cenário da mostra. As fotografias são fruto de um workshop que foi ministrado pelo fotógrafo e artista multimídia Iezu Kaeru. A oficina fotográfica envolveu seis jovens fotógrafos e fotógrafas do projeto Oi Kabum! Escola de Arte de Tecnologia do Recife. Eles realizaram diversas saídas, com visitas aos engenhos Monjope (Igarassu), Engenho Moreno, Engenho Una e Usina Auxiliadora (todos em Moreno), além dos centros das cidades de Goiana e Recife. Os alunos registraram em torno de 3 mil fotografias, das quais 44 foram selecionadas para serem impressas nas sacas de açúcar.

A exposição Açúcar: Um Doce Meio Amargo propôs uma reflexão so­bre o passado, o presente e o futuro deste produto tão importante na história da humanidade e seu papel na globalização do mundo de hoje. A edição pernambucana da mostra foi realizada graças a uma parceria do Governo de Pernambuco, através da Secult e Fundarpe, com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, cuja sede fica em Brasília, e Instituto Plataforma Brasil (IPB). O projeto recebeu ainda co-patrocínio da Empetur e apoio da Akzo Nobel. A vinda da exposição para Pernambuco foi resultado do reconhecimento do Governo sobre a importância da economia da cana-de-açúcar para o estado. “Além da relevância estética, considerando a excelente produção fotográfica que reuniu trabalhos de fotógrafos de vários países, existe a necessidade de contribuir com o aspecto itinerante da exposição, que passou pelos territórios onde o cultivo desta matéria-prima foi decisivo para sua economia e cultura. Pernambuco não poderia deixar de apoiar esta iniciativa que, deve ser bastante visitada por toda população do estado.”, avaliou o secretário de Cultura Marcelo Canuto. A exposição permaneceu em cartaz até dezembro de 2014.