Coleção Comendador José Ferreira Baltar

Apesar de não ser um homem de muita cultura, o Comendador Baltar tinha amor pela nossa tradição e pelo nosso passado. Esta Coleção representa um importante documento da História de Pernambuco, desde o período da ocupação holandesa, de 1630 a 1634 até o período do Conde da Boa Vista, no século XIX.

A Coleção Comendador Baltar foi adquirida através do processo de compra, em 1929, antes mesmo da instalação do Museu do Estado. Faz parte desta Coleção, dezesseis quadros de um dos maiores pintores paisagistas pernambucanos do Século XIX, Jerônimo José Telles Júnior, além de material etnográfico, litogravuras, gravuras e livros, perfazendo um total de 530 peças. Com a aquisição desta Coleção, Pernambuco resgatou uma enorme dívida para com sua memória, tornando melhor o acesso do público a detalhes históricos de um dos períodos mais importantes da História do Brasil.