Lei dos 12 Bairros: Um Debate Sobre o Futuro do Recife

Este livro foi escrito para historiar o processo que resultou na criação e na aplicação da chamada Lei dos 12 Bairros (de 2001) na cidade do Recife, expor as implicac?o?es espaciais e funcionais positivas advindas dos para?metros urbani?sticos estabelecidos e fomentar o debate sobre o futuro urbano do município frente a? possível ampliação das normas reguladoras de uso e ocupac?a?o do solo preconizadas pela Lei para outras áreas da cidade, No entendimento dos autores, qualquer cidade - e o Recife em particular - requer uma abordagem urbanística normativa e regulatória que respeite as particularidades (históricas, ambientais, paisagísticas, infraestruturais, culturais) dos seus diversos lugares urbanos, evitando-se a homogeneização empobrecedora e aniquiladora da riqueza da diversidade. Foi isso que a Lei dos 12 Bairros tentou no Recife nos bairros da margem esquerda do Rio Capibaribe, a partir da reação dos moradores à tentativa de descaracterização do chamado Conjunto Urbano Casa Forte. Valeu a pena? Que ganhos podem ser identificados? Quais os aperfeiçoamentos possíveis? Para que outras localidades os princípios podem ser expandidos? São perguntas que o livro pretende ajudar a responder.