Exposição "Pernambuco Cena Contemporânea" chega ao Museu do Estado

Exposição

Nesta terça-feira (18/08), às 19h, o Museu do Estado de Pernambuco e o Santander inauguram a exposição Pernambuco Cena Contemporânea. A mostra, que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, toma como ponto de partida o diálogo estético de jovens artistas contemporâneos, atuantes em Pernambuco, com a trajetória do renomado Paulo Bruscky. Helena Severo e Maria Eduarda Marques, professoras doutoras, assinam a curadoria das obras.

Bruscky é responsável pelo surgimento no Recife, na década de 60, de uma corrente de arte conceitual, liberta dos tons do regionalismo e dos cânones de uma estética figurativa militante atrelada, quase sempre, à questão social. Rejeitando qualquer tipo de amarra, o processo de criação de Bruscky, indissociavelmente ligado a liberdade e guiado tão somente pela pulsante relação entre a vida e a arte, é fonte de inspiração e reflexão para contemporâneos de Pernambuco.

Estabelecer elos entre o passado e o futuro é um dos propósitos da exposição, que promove um resgate dos trabalhos e projetos de Bruscky apresentados, a partir de 1969, ao Salão de Arte de Pernambuco, que foram, à época, incompreendidos e rejeitados. Dez destacados artistas pernambucanos foram convidados pela curadoria a apresentar dois trabalhos para compor este instigante diálogo estético.

A exposição ficará aberta ao público a partir da quarta-feira (19/08) e segue até o dia 27 de setembro de 2015, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.