Casal de artistas plásticos tem obras expostas no Museu do Estado de Pernambuco

A exposição Um encontro uma vida vem preencher uma lacuna na história das artes plásticas em Pernambuco, por ser formada por 60 obras criadas pelos artistas Solange e Aloisio Magalhães, sendo cada um representado por uma metade do conjunto, doado pela pintora ao acervo do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). A mostra é aberta nesta quarta-feira (10/12), no Espaço Cícero Dias, às 19h.

Litogravuras a óleo, cartemas e gravuras da série Olinda estão entre as obras de Aloisio presentes na seleção. Curadora da mostra e viúva do artista, Solange apresenta ao público pinturas em acrílico sobre tela ou papel.

Ao falar sobre a ideia de doar as obras de Aloisio ao Museu do Estado, a pintora remete à época na qual se preparava a mostra individual dela no local (Pinturas recentes, inaugurada em 2012). "Quando entrei no Museu do Estado com minha filha, comecei a olhar obras como a pintura de Cícero Dias. Senti o museu vivo e pensei: 'É aqui que deve ficar o começo do acervo dele'. Espero que isto incentive outras doações".

Solange Magalhães expõe pinturas no Museu do Estado
A ocasião estabelecia um elo com uma antiga preocupação da artista. "Há muito tempo eu me preocupava com isso, acreditava ser importante que a obra dele tivesse um lugar em Pernambuco onde as pessoas pudessem vê-la, Aloisio era muito pernambucano. Ele teve uma atuação tão importante no design e na política cultural que alguns foram esquecendo um pouco este lado pintor", continua ela.

Sobre a pintura de Aloísio, o também artista plástico José Cláudio escreveu: "Antes de mais nada, é preciso resgatar o Aloísio pintor antes que se generalize ainda mais a concepção errada de que não o era, deixou de ser, ou isso era coisa de pouca importância na sua vida – quando de fato o ser pintor era nele a espinha dorsal e até, aumentando a imagem se quisermos, os pés e as mãos, o coração e a cabeça".

José Cláudio faz uma apresentação sobre as obras no hall do Espaço Cícero Dias durante a abertura da mostra. O texto do qual o parágrafo anterior foi extraído, intitulado História do pintor Aloisio Magalhães, estará em um dos livros que Solange planeja publicar. "Quando Aloisio faleceu, o plano inicial era fazer três livros, um sobre a atuação dele como artista plástico, um sobre o designer e outro sobre a parte da política pública. O projeto se transformou em um livro grande, lançado 20 anos depois. Agora estou buscando os patrocinadores para lançar uma obra sobre Aloisio como artista plástico e outra sobre mim, que terá um texto de Eduardo Bezerra Cavalcanti (O sagrado na arte). Eles serão lançados ao mesmo tempo", explica.

"Um encontro uma vida", de Solange e Aloísio Magalhães, no Mepe. Inauguração: Quarta-feira (10), às 19h, até 10 de janeiro de 2015. Ingresso: R$ 6 (inteira) e R$ 3,00.